Manteigas Capilares

Olá tudo beleza, tudo lindo? Então, tome este podcast e fique mais bonita. Começado o episódio 47 do pílulas de beleza! Aqui quem fala é Fabiana Murray e hoje falaremos sobre Manteigas Capilares.

As Manteigas vegetais estão sendo cada vez mais  incorporadas em cosméticos e produtos de cuidados da pele, pela sua riqueza em nutrientes e pelos benefícios que ela causa. Porém, sua utilização já é popular há séculos, tanto na cosmética, quanto na medicina natural. Elas são ricas em vitaminas E, e por isso são boas para reposição lipídica. Olha o pílulas passado!

Justamente por isso, podem ajudar no crescimento dos cabelos e unhas, na hidratação e nutrição capilar, e também na hidratação e renovação da pele, auxiliando na regeneração celular.  Cada manteiga tem as propriedades características do vegetal do qual foi extraída. Portanto, encontraremos uma enorme variedade de benefícios a serem aproveitados na sua utilização. Possuem ações medicinais como anti-inflamatórios, e anti-acne.

Veja as características de algumas manteigas vegetais:

Manteiga de Açaí 

É um dos fruto mais ricos em anti-oxidantes que se conhece. Ajuda a combater  os radicais livres,  além de apresentar minerais  importantes para os  processos de biossíntese da elastina  e do colágeno,  como  zinco  e  silício. Recomendada para produtos anti-idade e produtos pós-sol.

Manteiga de Cupuaçu  

Possui extrema capacidade de absorção de água, superior à lanolina e outros esteróis de origem vegetal ou animal. A manteiga de cupuaçu  é um emoliente que proporciona um toque agradável, maciez e suavidade à pele, possibilitando a recuperação da umidade e elasticidade natural principalmente em peles e cabelos secos e maltratados.

Manteiga de Cacau 

Possui propriedades hidratantes excelentes e emolientes,e de fácil absorção pela pele, ou seja, recupera a oleosidade do tecido perdida durante o ressecamento causado por exposições ao sol ou frio excessivo. Também é capaz de regenerar a fibra capilar deixando-a macia e maleável.

A manteiga de cacau deve ser utilizada com cautela em peles muito oleosas, por conta de seu alto teor lipídico.

Manteiga de Karité 

Usada para hidratar a pele e os cabelos. É considerada um produto multi-uso, que garante pele macia, hidratada, proteção solar eficaz, cabelos brilhantes, couro cabeludo saudável, efeito antipoluição.

Manteiga de Murumuru 

Rica em acido Láurico, mirístico e oleico que contribuem para regular o equilíbrio hídrico e a atividade dos lipídeos da camada superficial da pele. Promove nutrição, emoliência e hidratação à pele e ao cabelo. Indicada para hidratação em peles normais a secas e peles cansadas. 

Manteiga de Ucuuba 

Manteiga de coloração marrom escuro e odor amadeirado, de alto ponto de fusão, anti-inflamatória  cicatrizante, revitalizante e anti-séptica. Ideal para a pele que necessita de rápida cicatrização, como a pele oleosa e acneica. É um renovador celular fantástico. Utilizada também para rachaduras nos pés.

Manteiga de Bacuri 

Indicada em casos de acnes, espinhas, peles secas, peles cansadas, auxilia no combate à psoríase e no combate à erisipela. A manteiga de bacuri dá um tom dourado à pele, em poucos minutos após sua aplicação, ela é absorvida e a pele fica com um toque aveludado, além de tirar manchas e diminuir cicatrizes. Este óleo, quase de cor preta, é comparado ao petróleo conhecido com o pseudônimo “milagre do petróleo” na região amazônica e é usado como um anti-inflamatório para artrite, bem como para tratar doenças de pele como herpes e eczema.

Manteiga de Semente de Uva 

Manteiga de aspecto muito cremoso tem propriedades regenerativas e reconstrutoras o que proporciona uma melhor ação umectante à pele.

Possui bioflavonoides vinte vezes mais potentes do que a vitamina C e cinqüenta vezes mais potente do que a própria vitamina E. Possui propriedades emoliente, antioxidante, e hidratante. É altamente aconselhado para peles maduras, ou mulheres que estejam na menopausa.

 Manteiga de Palma

A Manteiga de Palma promove na pele uma manutenção hidro-lipídica e um excelente sistema antioxidante. Melhora o seu bem-estar e reatividade contra agentes externos, deixando a pele bonita e sedosa. É indicada para todos os tipos de cosméticos e todas as idades, e eficaz para a defesa da pele.

Manteiga de Tucumã

O óleo de tucumã tem aplicações no tratamento da saúde da pele por conta da sua composição com nível elevado em ácidos gordos essenciais.  E é amplamente usado em produtos para a hidratação da pele, loções corporais e produtos capilares para cabelos danificados. 

Manteiga de Monoi

Apresenta propriedades emolientes e hidratantes atuando na reparação de cabelos secos e danificados. Também possui ligeira ação anti-caspa. Na pele é suavizante , hidratante, emoliente , calmante , purificadora e firmadora atua na pele melhorando o sensorial e propocionado uma hidratação progressiva e duradoura..

Manteiga de manga

A Manga é uma das frutas mais importantes e mais largamente cultivadas na Índia.

A Manteiga de Manga  é uma gordura leve, extraída do caroço e da fruta da manga, tem um toque emoliente exuberante. É um ingrediente ideal para uso em cuidados para a pele e produtos solares. fornecendo um efeito protetor natural contra a radiação UV.

Modo de usar: 

Nos cabelos:

Pode ser utilizada pura (umectação):  Esfregue a manteiga nas mãos até derreter, e passe sobre os cabelos secos, até sentir que os fios “sugaram” bem a manteiga. Deixe agir por no mínimo 1 hora, e lave os cabelos como de costume (também pode ser utilizada à noite e retirada ao amanhecer)

Em máscaras: Misture uma colher de café de manteiga vegetal (derreta em banho maria, e espere amornar) em duas colheres de sopa da sua máscara hidratante, e aplique nos cabelos limpos e úmidos, deixando agir por 20 minutos, e enxágue.

Na pele: Pode ser usada antes (1h antes) ou após ou banho. Esfregue a manteiga nas mãos, derretendo-a suavemente, e  aplique em todo o corpo com movimentos circulares e firmes.

 

Se você gosta do podcast, doe para o padrim , pois 1 real por mês já nos ajuda muito!
Temos também o aplicativo picpay assinaturas que é a mesma coisa que o padrim, mas está na palma da sua mão no celular. O usuário é @pdebeleza. É só instalar no celular o aplicativo e usar! Tenho também o Picpay pessoal que é @fabianamurray

Dentro do Padrim e do Picpay, deixei uma recompensa para quem quer aconselhamentos sobre cabelos. Cada valor é um pacote. É só doar que ganha de acordo com valor feito.

O Pílulas precisa das suas críticas, sugestões e temas para episódios. Qualquer coisa. Só falar comigo no telegram pelo @fabianamurray., ou no grupo Belezuras do Pílulas que tem o link no post aqui embaixo. Tem o canal para divulgação de tudo sobre o site.

Caso queira dar alguma sugestão, comentário ou crítica achem o pílulas nas redes sociais.

E-Mail: pdebeleza01@gmail.com

Facebook: @pdebeleza Intagram: @pdebeleza

Twitter: @pdebeleza Pinterest: @pdebeleza

 

Beijos e muuuuuuuaah!

 

FabianaMurray

Uma obra faraônica em construção. Blogueira do Rainha de Séries e Host do Pílulas de Beleza. Sempre de olho em dicas de beleza e de uma forma que você compre um produto com melhor custo e benefício. Faço com carinho todos os episódios, para que você possa se sentir bem seguindo minhas dicas.