Controlando a Porosidade Alta

Olá tudo beleza, tudo lindo? Então, tome este podcast e fique mais bonita. Começado o episódio 46 do pílulas de beleza! Aqui quem fala é Fabiana Murray e hoje falaremos sobre Porosidade alta.

Eu já falei no começo do podcast sobre isso, mas como eu percebi no papo entre amigas, eu resolvi fazer esse episódio com uma outra ótica da mesma coisa.

Sabia que muita gente, por engano, acaba fazendo tratamentos seladores de cutícula e acidificantes nos cabelos achando que o fio está poroso? E acaba fazendo, pois sentem que as máscaras não estão fazendo o mesmo efeito de antes, assim deduzem que o problema é por conta de alta porosidade, mas você sabia que sua máscara pode não estar fazendo efeito por um fator contrário ao da alta porosidade?

Sim seu problema pode ser a baixa porosidade (fios encapados, cutículas muito fechadas) assim as máscaras não conseguem agir com a mesma eficiência de antes e nesses casos seladores de cutículas e acidificantes estarão agravando o problema e devem passar longe dos seus fios.

Mas como saber como está a porosidade dos seus fios?

1ª ETAPA DO TESTE:

Pegue fios de cabelos secos (não precisa arrancar), pegue do que ficou no seu pente ou escova, coloque dentro de um recipiente com água, sem afundar.

Aguarde uns 5 minutos.

 

  • CASO 1:O fio afundou rápido, ALTA POROSIDADE. Os tratamentos “evaporam” pois o fio não faz o papel de reter a umidade no interior.
  • CASO 2:O fio boiou, BAIXA POROSIDADE. Os tratamentos não penetram com eficiência pois os fios estão selados demais.
  • CASO 3:O fio ficou no meio ou demorou para afundar, POROSIDADE NORMAL OU MÉDIA.

2ª ETAPA DO TESTE: 

A partir do resultado obtido na 1ª etapa prossiga para um diagnóstico mais completo.

Retire o fio do recipiente, espere secar e deslize entre os dedos, estes em formato de pinça (use o dedo indicador e o polegar) na direção contrária a do crescimento (da ponta para a raiz), procure disformidades como se fossem pequenos grãos de areia ou verifique se o fio está liso sem grãos, então

 

  • CASO 1+ areia = Porosidade originária de cutículas levantadas. Possibilidade tratamento à base de seladores e realinhadores de cutículas.
  • CASO 1+ fio liso = Porosidade originária de ausência de cutículas, elas podem ter sido quebradas ou fraturadas (pode ter sido por excesso de químicas). Não existe possibilidade de reversão, apenas tratamentos paliativos.
  • CASO 2+ fio liso = Fio “encapado” (pode ter sido por uso de escovas progressivas com formol ou famíla ou seladores de cutícula ou excesso de produtos ácidos abaixo de 2,5). Possibilidade de reversão procure utilizar produtos de ph em torno de 6,0 até a reversão do problema.
  • CASO 2+ pouca areia, idem caso 2 acima, porém a “capa” será mais facilmente revertida.
  • CASO 3= Fio saudável independente da 2ª etapa do teste.

Porosidade capilar é uma condição em que as escamas (a cutícula) do cabelo podem estar ou muito abertas, ou muito fechadas. Aqui será tratado das escamas mais abertas, ou seja, da alta e média porosidade.

O saudável é manter uma porosidade média para baixa.

alta porosidade capilar é um problema recorrente principalmente para quem usa químicas, descolorações ou possui cabelos cacheados e crespos (que possuem naturalmente as escamas mais abertas).

Novamente, porosidade alta e média é simplesmente a escama do fio aberta. Essas escamas (chamada também de cutícula) é a primeira camada do seu fio, e ela que retém a umidade e os nutrientes dentro do córtex e da medula. Portanto, quando a escama está aberta, a água e os nutrientes entram, mas logo saem, resultado em fios secos, ásperos, muito frizzados.

As escamas abrem, além de fatores do dia-a-dia (sol, mar, vento, piscina, poluição e etc), principalmente pela utilização de produtos que possuem PH altos (como relaxamentos, alisamentos, colorações/descolorações) e também com agentes de limpeza agressivos (como os aniônicos (sulfatos), na qual a carga negativa força as escamas se abrirem para promover limpeza).

Cabelos cacheados e crespos possuem escamas naturalmente mais abertas provavelmente  também pelo sebo do bulbo capilar não chegar aos fios. Esse sebo forma uma camada protetora e por conta da estrutura dos cachos ele não consegue deslizar, então o comprimento e as pontas acabam sofrendo mais agressões por não estarem protegidas pela camada de sebo.

As escamas abertas significam que os fios estão com carga negativa (PH alcalino). Para abaixá-las, é necessário usar produtos com cargas positivas (PH ácido).

Desta forma, a lógica para tratar porosidade é usar produtos com PH ácido e óleos/manteigas vegetais para formarem uma camada protetora de agressões externas, mantendo a cutícula selada e o fio protegido.

Substâncias com PH ácido: 

– Máscaras em geral que tenham PH abaixo de 4

– Suco de Limão (PH 3 em média)

– Vinagre (PH 4 em média)

– Suco de Laranja (PH 4 em média)

– Suco de Tomate (PH 4 em média)

– Mel ( PH 4 em média) – possuem outros nutrientes ótimos como açúcares (H), Vitaminas, Proteínas, Aminoácidos e etc.

Quero avisar que mel não é lipídio, pois é solúvel em água, já a cera de abelha não. A cera de abelha não é um produto de origem vegano e pelo que sei quem faz a técnica low e no poo só no Brasil ela é aceita, em outros países é elemento proibido.

Óleos Vegetais: 

– Óleo de Coco

– Óleo de Rícino

– Óleo de Semente de uva

– Óleo de Amêndoas

– Óleo de Copaíba

– Óleo de Jojoba

– Óleo de pequi

– Óleo de Cártamo

– Óleo de Abacate

– Manteiga de Karité

– Manteiga de Murumuru

– Manteiga de Cupuaçu

Dentre MUITOS OUTROS.

– A ceramidas é um lipídio e ela retém umidade no fio, portanto ajudando na porosidade. (alguns óleos servem mais para nutrição enquanto outros para hidratação. Mas como são todos lipídios, nesse caso a maioria serve para ajudar a formar a camada protetora)

Obs: Os silicones também possuem uma função de formar camada, mas bom lembrar que eles não possuem nutrientes e não vão tratar do fio.

FORMAS DE USO

Eu gosto de usar somente de 3 formas:

– Diluídos em água: a medida varia, normalmente é 1 a 2 colheres de sopa do ácido para 500 a 1L de água. O melhor mesmo é ir testando!  É utilizado no ÚLTIMO enxágue, após a máscara e/ou condicionador.

OBS: CUIDADO, limão e laranja na pele com exposição ao sol causam queimaduras na pele e podem trazer danos também aos cabelos. Bom senso, gente!!!

– Diluídos em máscaras e condicionadores: a média varia em 1 colher de sopa, também com margem para adicionar menos ou mais de acordo com a experiência.

– Como Umectação: Pré-shampoo quando estiver muito alta a porosidade, pois ele ai abaixar um pouco a cutícula e assim facilita a entrada da hidratação e a finalização que vai conseguir selar de vez, se vc usar um finalizador com PH ácido.

Sugiro também usar produtos com PH abaixo de 4. O cabelo vai ficar com aspecto melhor e com menos cutículas levantadas.

 

Se você gosta do podcast, doe para o padrim , pois 1 real por mês já nos ajuda muito!
Temos também o aplicativo picpay assinaturas que é a mesma coisa que o padrim, mas está na palma da sua mão no celular. O usuário é @pdebeleza. É só instalar no celular o aplicativo e usar! Tenho também o Picpay pessoal que é @fabianamurray

Dentro do Padrim e do Picpay, deixei uma recompensa para quem quer aconselhamentos sobre cabelos. Cada valor é um pacote. É só doar que ganha de acordo com valor feito.

O Pílulas precisa das suas críticas, sugestões e temas para episódios. Qualquer coisa. Só falar comigo no telegram pelo @fabianamurray., ou no grupo Belezuras do Pílulas que tem o link no post aqui embaixo. Tem o canal para divulgação de tudo sobre o site.

Caso queira dar alguma sugestão, comentário ou crítica achem o pílulas nas redes sociais.

E-Mail: pdebeleza01@gmail.com

Facebook: @pdebeleza Intagram: @pdebeleza

Twitter: @pdebeleza Pinterest: @pdebeleza

 

Beijos e muuuuuuuuah!

 

FabianaMurray

Uma obra faraônica em construção. Blogueira do Rainha de Séries e Host do Pílulas de Beleza. Sempre de olho em dicas de beleza e de uma forma que você compre um produto com melhor custo e benefício. Faço com carinho todos os episódios, para que você possa se sentir bem seguindo minhas dicas.